quinta-feira, 14 de abril de 2011

Eletrificando a Mesa e Amaciando

Neste Domingo comecei a ligar fios, as fontes e um Driver. Agora com o controle do motor ficou mais fácil fazer o amaciamento da Barra Roscada.


Começando pelo básico: conector de entrada AC, fontes e coolers na traseira.

Uma das fontes (à esquerda) é 12V 5A (JukTel R$40 sem a caixa) e a outra é 24V 2,5A (ML R$15).
Reaproveitei uma fonte chaveada com MC33063 de outro projeto para 5V e montei numa placa com bornes de todas as fontes para facilitar as ligações, já que muitas experiências serão feitas aqui!

Os cabos pela lateral usando o guia plástico não ficou como esperava, já vi que com flat-cable, que usei para o motor, fica bem melhor. Vou trocar em breve.
Dentro da gaveta já coloquei um driver Linistepper, que é um dos drivers mais simples de todos.

O que dizem no site é verdade: é fácil de consertar! Eu queimei ele duas vezes até que resolvi colocar um resistor em série com a fonte de 24V. Esse parece ser um bom compromisso entre potência dissipada e velocidade.

O controle é feito por um circuito analógico que gera Step/Dir apartir de um JoyStick de PS2. O esquema circulou na PicListBR quando projetei em Dezembro.
Alguns dias depois montei os JoySticks de controle num suporte na parte superior da gaveta.

Evitar acidentes (com fios soltos) é dever de todos...

  • Amaciando

Agora que tem um driver e que o Motor vira com maior comodidade, vem uma parte muito importante: Amaciar a barra roscada.

Para isso precisei achar a "Pasta Esmeril" que antigamente era usada para retificar sede de válvulas.
Foi só colocar a pasta (a mais fina) ao longo de todo o eixo e movimentar entre os extremos umas 30 vezes.

A pasta é altamente abrasiva, dá para perceber como se tivesse areia.

Depois tem que desmontar e limpar muito bem (AguaRáz e água+detergente) até ter certeza que a pasta toda saiu, essa é a pior parte do processo.

  • Funciona!
Agora o movimento ficou bem mais macio, aqui está o movimento com um peso em cima. Atingiu uma velocidade no Stepper de uns 4kHz ou 25mm/s.



Alguma coisa não está muito bem ainda no alinhamento, isso é muito mais difícil do que parece! Até o final dos 3 eixos acho que consigo fazer um pequeno tutorial introdutório... por enquanto vou ter que correr para o Sir Jorge e pedir socorro.

Também já recebi o Driver Chinês, vou testar e espero que a velocidade melhore.

3 comentários:

  1. Alan,

    Vi seu projeto no último encontro GuiaCNC.

    Quanto ao acoplamento do motor com o fuso, agora mesmo postei no Forum GuiaCNC sobre um acoplamente de metal utilizando o principio das "CRUZETAS" usadas anteriormente nos eixos das rodas dianteiras dos veículos. só que no acoplamento não usar parafusos e sim picos para que elas se mantenham flexiveis.

    Grato

    Edson (Mulapreta)

    ResponderExcluir
  2. Alan, parabéns pelo projeto. Fiquei interessado no projeto do joystick pois me ajudaria bastante para movimentar meus motores numa mesa x,y de forma manual que estou finalizando. Tem como dispor ou enviar mais material construtivo da placa?
    Obrigado pela consideração.

    Marcos Magal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei os esquemas e layout aqui:
      https://drive.google.com/file/d/0B1B3k6IxdZ2dX0RKbEh6cDVNeE0/edit?usp=sharing

      Está tudo em KICAD ;-)

      Excluir