quarta-feira, 27 de abril de 2011

Eliminando Vibração: Coxim

A vibração estava parecendo excessiva, além de produzir um barulho desagradável. Conversando com o Mestre Fábio Gilii, ele disse que para melhorar o acoplamento entre o Motor e a Rosca usando algo rígido, seria necessário ter flexibilidade em outro lugar...

Então, fui dormir com isso na cabeça e encontrei uma maneira simples de fazer um Coxim. Na primeira tentativa ficou duro, então diminuí a quantidade de borracha, vejam:

Começando com uma arruela de 3/16" que tem um diâmetro externo conveniente, fiz um escariado até que a cabeça do parafuso (M4x12) ficasse no mesmo plano que a superfície.
A borracha que eu usei foi câmera de pneu de caminhão. Consegue-se de graça mas tive que ir até o Ceasa para conseguir.

Controlando o diâmetro e a quantidade de rodelinhas, dá para controlar a dureza do coxim. Na primeira tentativa usei uma rodela inteira e ficou rígido demais...
Colei o parafuso à arruela apenas por conveniência, deu até bastante trabalho porque a rebarba da fenda do parafuso estava atrapalhando.

Usei 3 rodelinhas de borracha coladas e uniformemente distribuídas e pela periferia, depois é só colar as duas partes. Cuidado com o alinhamento dos parafusos!
E pronto! um pequeno Coxim com apenas 4mm de espessura.

A parte cônica da cabeça do parafuso pode atrapalhar, mas é só escariar o furo de fixação para resolver.

O alinhamento manual é suficiente, normalmente ao ser fixado, o parafuso descola da arruela e se auto-ajusta. O furo de fixação do Motor deve ser grande para permitir ajuste de alinhamento geral.

A montagem não mudou muito. Mas vou ter que refazer as peças porque agora é importante que os dois coxins fiquem alinhados com o centro do motor.


Ficou extremamente silencioso, comparando com o que era antes. Agora vou esperar a opinião dos mais experiente para saber se ficou mole demais, mas já sei como controlar esse parâmetro.

OBS: eu usei uma cola Loctite preta 5181, mas deve ser fácil fazer/possível com superBonter.

Ah... se algum CSI estiver por aí, não vai precisar pedir amostras de DNA, tem bastante pedaços de pele grudados neles!

3 comentários:

  1. Muito bom seu trabalho, e a sagacidade em resolver esta questão. Parabens. Estou lendo e relendo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer isso no meu que irei montar para não precisar fazer depois.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo tudo bem. olha meu compressor de 50 litros esta com um enorme problema, o motor vibra e esta abrindo na solda do suporte que segura este motor, já foi feito uma solda de oxigênio e ai resolveu, mas abriu outra vez do outro lado e ai teve que tirar o suporte para fazer a solda total daquele lado, ai foi colocado 4 coxim bem fino mas eles já eram usados e o cara apertou demais e veio a trincar 2 deles, mas quero saber se estes ai pode usar neste motor ao compressor, meu e-mail é (sedival@hotmail.com.br).

    ResponderExcluir