segunda-feira, 18 de julho de 2011

Trilhos com os Suportes

Os trilhos são usados a 45° e em oposição uma ao outro para fornecer rigidez. Se fossem montados na Vertical ou na Horizontal o conjunto ficaria muito flexível, então os trilhos são montados sobre os blocos descritos aqui.

Por enquanto os suportes são de MDF, mas foram projetados para serem feitos em uma RepRap (a do amigo). Quando as peças já forem fabricadas com todos os detalhes a montagem ficará muito fácil, mas por enquanto tenho que preparar, furar e usar gabaritos...

Os parafusos são Autoatarrachantes 3,5x16 mm fenda cabeça chata ou panela conforme o caso. Para não danificar os suportes é necessário fazer um pré-furo de 2,5mm antes de inserir os parafusos. Os detalhes estão no desenho do Blog anterior e o pdf aqui.

Um dos suportes fica exatamente onde é o Motor de Passo do Eixo Z, então ele é mais largo para se apoiar de cada lado.

Como já estavam cortados, usei 2 suportes colados e com um reforço colado e aparafusado.
Primeiro precisa fixar o trilho externo nos Blocos menores. Recortando o desenho (imprimi em escala 1:1 em várias páginas e colei com cuidado) fica mais fácil ver as dimensões.
Cuidado para não errar! o desenho é visto por cima e o conjunto está de cabeça-para-baixo na foto, e também um conjunto é invertido do outro...
O trilho tem que ficar muito bem paralelo à base, utilizei dois blocos de apoio de 6mm para que todos fiquem iguais. Tem que marcar e furar com muito cuidado porque a cabeça do parafuso encaixa e é muito difícil fazer ajustes.


Detalho dos Parafusos: a cabeça do parafuso encaixa no furo com diâmetro grande para ficar apenas um pouco saliente, duas arruelas M4 servem de calço para evitar pressão na região central do trilho. Também está aí o parafuso que serve só de fim de curso para as bolinhas.
Ficando assim...
O fim de curso na ponta do Z fica assim. é um parafuso M3 cabeça cilíndrica com duas arruelas para alcançar a altura necessária.
E este é o parafuso que serve de fixação do trilho externo e fim de curso ao mesmo tempo. Duas arruelas levantam a cabeça o suficiente para segurar o guia intermediário, outras duas evitam a pressão no centro do trilho.
O Suporte do trilho interno é mais simples de fixar, o parafuso entra com folga e a cabeça fica para fora. Não deve ser apertado ainda, é aqui que é feito o ajuste.
Esse ajusta da altura deve ser feito dentro de uma canaleta com distancia interna de 38mm. Tanto para marcar o furo como para fazer o ajuste final.
Cada conjunto de blocos deve ser medido e conferido para que estejam todos com 38mm. Pode ser preciso reajustar.
A furação deve ser feita no final com o mesmo Gabarito, isso corrige os desalinhamentos que vão acontecendo no processo.

Foi necessário marcar a furação em mais de uma posição para garantir que os trilhos estejam bem posicionados.




Pronto, estes são os trilhos Y e Z. Só falta montar nas placas correspondentes.


Esta montagem seria mais lógica fazendo os 3 eixos simultaneamente, mas como estou aprendendo enquanto faço, um dos eixos já está pronto. Aliás vai precisar ser refeito... mas isto será um novo capítulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário