sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Suporte do Trilho - Versão 2

Depois de ficar olhando para o protótipo na minha mão, começaram a surgir as idéias... Então aqui está a versão 2.

O suporte inferior passa por baixo e agora as fixações superior e inferior são do mesmo lado.

Não ficou menos rígido que o anterior.

Uma verificação rápida mostrou quem não faz muita diferença na geometria do conjunto...

A foto agora está com a abertura do trilho voltada para baixo para receber menos poeira, como deveria ser!
A grande vantagem é que as fixações ma base e na mesa são alinhadas. Isto facilita muito o alinhamento da furação.

Devemos lembrar que o projeto deverá ser possível de replicar por pessoas com habilidade moderada... talvez não tão fácil para alguns.

Com esta solução basta colocar a mesa sobre a base e furar no mesmo lugar!

Suportes do Trilho - Protótipo

Finalmente os Trilhos a 45°, atendendo inclusive a algumas reclamações...

Também atendendo a pedidos: um link para fornecedor dos trilhos inclusive com os preços,  ou então é só procurar no Google por "trilho de gaveta telescópico".
Apenas a parte interna é usada pois tem maior precisão, estou usando estas medidas: 2x45cm para eixo Z e gaveta da eletronica, 35cm e 25cm para eixos Y e Z.

As peças foram feitas de MDF de 6mm e 18mm de maneira a ser o mais simples possível. O protótipo foi feito à mão usando apenas uma tico-tico e um pouco de lixa. Ah! e também um bom esquadro que o Jorge me mandou comprar e foi muito útil.


Agora procuro um marceneiro que possa cortar a 45° e fazer as 32 peças necessárias.

Por favor notem que esta peças foram desenhadas com o intuito de serem feitas em uma RepRap, permitindo um protótipo em MDF.

A altura corresponde exatamente ao espaço do Stepper.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Dicas e conversas na Masmorra

No dia 23 conversando com o Jorge e mais tarde conversando com o Viola, surgiram algumas idéias. Estou colocando aqui para não perder e receber mais sugestões.
  • O objetivo do projeto não ficou muito claro, vou esclarecer:
  • => o projeto neste blog é só da estrutura com 3 eixos, não inclui  extruder ou eletronica.
  • => as opções do projeto são minhas, todas as sujestões são muito bem vindas, mas alguem tomando as decisões a coisa anda mais rápido. Por esso motivo estou procurando interagir ao máximo antes das decisões mais difíceis.
  • => deve permitir fazer uma ótima RepRap, melhor que a Mendel ou MakerBot. Isso básicamente precisa de maior resolução de posicionamento e manter a estrutura firme e sem folgas. Como não há esforço de usinagem isso muita coisa fica mais fácil.
  • => Deve usar materiais fáceis de encontrar e deve ser fácil de fazer. Básicamente placas de MDF e parafusos de fácil aquisição.
  • => Além das placas, o projetado é orientado usar ao máximo peças feitas numa RepRap. Com a possibilidade de fazê-las manualmente...
  • => Deve ter custo baixo para que todos possam fazer. Mas também para que seja possível diminuir o custo de hora.máquina e podermos ter peças baratas disponíveis.

    • A estrutura poderia ser feita toda de uma única espessura de MDF de 9mm. Algumas peças teriam que ser feitas de duas chapas coladas, parece que isso é fácil de fazer: Base inferior, pórtico, suporte trazeiro do pórtico.
    • Isso leva a uma outra possibilidade interessante: fazer as peças a LASER. Já havia pensado em fazer numa CNC mas as peças são grandes, estou imaginando que uma Laser seja maior
    • O suporte do pórtico precisa ser maior em cima, algo como 30mm, ficou muito flexível em cima.
    •  A parte trazeira do pórtico poderá ser usado para apoiar um Rolo de Plástico e também um tracionador.
    • Os motores Nema17 podem ser mais compridos que os meus (35mm), deveria ser possível usar motores de 45 ou 50 mm
    • A base terá uma gaveta por baixo para alojar toda a eletrônica, não está na maquete.
    • Para transporte, seria feita uma tampa em duas partes, uma cobrindo  a frente e outra cobrinda a trazeira. Fica mais leve que uma caixa tipo "máquina de costura" mas atinge a característica desejada de "transportabilidade". Para isso, o pórtico precisa ser 10mm mais alto que a mesa Y para a fixação.

    terça-feira, 25 de janeiro de 2011

    Maquete de Isopor

    Dentro da idéia de fazer um projeto aberto e que outros possam adotar, me pareceu importante discutir bem o projeto antes de começar a execução. Por esse motivo e após muita conversa na Masmorra, resolvi fazer uma maquete. Eu não estava conseguindo achar um rumo entre tantas as possibilidades, agora muita coisa ficou claro.

    Após montar rapidamente com isopor, passei uma tarde conversando com Sir Jorge L. no que foi uma troca de idéias muito produtiva. Estas fotos ilustram a primeira fase:

    Base com os trilhos descobertos. Esse é um trilho de gaveta com 45cm de comprimento, apenas a parte interna é usada. O posição final será a 45° para aumentar a rigidez, isso não foi feito aqui pela dificuldade do material da maquete.
    Os suportes simulam as peças que serão usadas na versão definitiva.













    Esta vista geral mostra a base móvel do eixo X. Sobre ela está a mesa aquecida necessárioa para fazer peças sem deformação.
    Aqui dá para ver a mesa por cima. No centro está uma folaha de papel Sulfite tamanho A4 que representa a área útil.
    Este é o conjunto completo. é possível ver o eixo Y e o eixo Z montado sobre ele.

    Aquele bloco montado na placa de ferramenta representa um Extruder modeo Adrian.

    Os trilhos serão montados todos a 45° para maior rigidez.
    Esta é uma vista melhor do pórtico fixo, mostrando a mesa intermediária do eixo Y e a mesa do eixo Z.

    O bloco à esquerde representa o motor Nema17. O rasgo na mesa Y para o motor está em estudo, isso permite diminuir o espaço ocupado.
    Os trilhos utilizados são trilhos de gavetas encontrados em qualquer loja de ferragens para marcenaria. Apenas a perte interna é usada porque oferece maior rigidez. será recomendado um procedimento para ajuste e eliminação das folgas.

    A posição dos trilhos não será a que está na figura, a montagem será a 45°. Os blocos correspondem aproximadamente às dimensões esperadas para os suportes definitivos.

    O Jorge já teve algumas experiencias com estes trilhos e devemos a ele este know-how.
    Este é o trilho original. Os tres pares de trilhos usados custaram R$18,00.
    Agora voou começar a desenhar cada parte e confeccinar as peças. Primeiro pretendo detalhar mais os suportes dos trilhos.