Após montar rapidamente com isopor, passei uma tarde conversando com Sir Jorge L. no que foi uma troca de idéias muito produtiva. Estas fotos ilustram a primeira fase:
Base com os trilhos descobertos. Esse é um trilho de gaveta com 45cm de comprimento, apenas a parte interna é usada. O posição final será a 45° para aumentar a rigidez, isso não foi feito aqui pela dificuldade do material da maquete.
Os suportes simulam as peças que serão usadas na versão definitiva.
Esta vista geral mostra a base móvel do eixo X. Sobre ela está a mesa aquecida necessárioa para fazer peças sem deformação.
Aqui dá para ver a mesa por cima. No centro está uma folaha de papel Sulfite tamanho A4 que representa a área útil.
Este é o conjunto completo. é possível ver o eixo Y e o eixo Z montado sobre ele.
Aquele bloco montado na placa de ferramenta representa um Extruder modeo Adrian.
Os trilhos serão montados todos a 45° para maior rigidez.
Esta é uma vista melhor do pórtico fixo, mostrando a mesa intermediária do eixo Y e a mesa do eixo Z.
O bloco à esquerde representa o motor Nema17. O rasgo na mesa Y para o motor está em estudo, isso permite diminuir o espaço ocupado.
Os trilhos utilizados são trilhos de gavetas encontrados em qualquer loja de ferragens para marcenaria. Apenas a perte interna é usada porque oferece maior rigidez. será recomendado um procedimento para ajuste e eliminação das folgas.
A posição dos trilhos não será a que está na figura, a montagem será a 45°. Os blocos correspondem aproximadamente às dimensões esperadas para os suportes definitivos.
O Jorge já teve algumas experiencias com estes trilhos e devemos a ele este know-how.
Este é o trilho original. Os tres pares de trilhos usados custaram R$18,00.
Agora voou começar a desenhar cada parte e confeccinar as peças. Primeiro pretendo detalhar mais os suportes dos trilhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário