terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Maquete de Isopor

Dentro da idéia de fazer um projeto aberto e que outros possam adotar, me pareceu importante discutir bem o projeto antes de começar a execução. Por esse motivo e após muita conversa na Masmorra, resolvi fazer uma maquete. Eu não estava conseguindo achar um rumo entre tantas as possibilidades, agora muita coisa ficou claro.

Após montar rapidamente com isopor, passei uma tarde conversando com Sir Jorge L. no que foi uma troca de idéias muito produtiva. Estas fotos ilustram a primeira fase:

Base com os trilhos descobertos. Esse é um trilho de gaveta com 45cm de comprimento, apenas a parte interna é usada. O posição final será a 45° para aumentar a rigidez, isso não foi feito aqui pela dificuldade do material da maquete.
Os suportes simulam as peças que serão usadas na versão definitiva.













Esta vista geral mostra a base móvel do eixo X. Sobre ela está a mesa aquecida necessárioa para fazer peças sem deformação.
Aqui dá para ver a mesa por cima. No centro está uma folaha de papel Sulfite tamanho A4 que representa a área útil.
Este é o conjunto completo. é possível ver o eixo Y e o eixo Z montado sobre ele.

Aquele bloco montado na placa de ferramenta representa um Extruder modeo Adrian.

Os trilhos serão montados todos a 45° para maior rigidez.
Esta é uma vista melhor do pórtico fixo, mostrando a mesa intermediária do eixo Y e a mesa do eixo Z.

O bloco à esquerde representa o motor Nema17. O rasgo na mesa Y para o motor está em estudo, isso permite diminuir o espaço ocupado.
Os trilhos utilizados são trilhos de gavetas encontrados em qualquer loja de ferragens para marcenaria. Apenas a perte interna é usada porque oferece maior rigidez. será recomendado um procedimento para ajuste e eliminação das folgas.

A posição dos trilhos não será a que está na figura, a montagem será a 45°. Os blocos correspondem aproximadamente às dimensões esperadas para os suportes definitivos.

O Jorge já teve algumas experiencias com estes trilhos e devemos a ele este know-how.
Este é o trilho original. Os tres pares de trilhos usados custaram R$18,00.
Agora voou começar a desenhar cada parte e confeccinar as peças. Primeiro pretendo detalhar mais os suportes dos trilhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário