terça-feira, 15 de março de 2011

Mesa móvel - Eixo X

No sábado passado finalmente comecei a parte que realmente é mais interessante, os trilhos do eixo X.

Depois da montagem fiquei muito frustrado porque o movimento estava duro, mas no dia seguinte houve o encontro na Masmorra e de repente as coisas se alinharam (não sei o que aconteceu, acho que foi um impacto). Com uma ajuda extra de Sir Jorge ficou ótimo, desliza fácilmente e ficou bastante firme...

Os trilhos são mais compridos que a mesa, na verdade a base foi dimensionada por eles.
 Os trilhos inclinados a 45° proporcionam maior rigidez, já que não foram originalmente projetados para esforço transversal. O lado fechado por cima diminui (um pouco) o acúmulo de pó.

Os trilhos são presos com pequenos Blocos. Esses blocos foram feitos provisóriamente em MDF, mas a idéia é que eles sejam substituídos por blocos de ABS "RepRapeados" mais tarde.

O método de montagem dos trilhos com gabarito e furação dos blocos não foi muito bem sucedido, então quando fizer o próximo eu espero melhorar e então vou tirar fotos.
O Bloco Inferior (na base) é fácil de fixar, essa parte do trilho é a que originalmente destina-se a ser fixada na gaveta e existe espaço para o parafuso.

Para melhor posição do bloco, foi feito um novo furo.
O Bloco Superior (na Mesa) é um pouco mais complicado. Esta parte do trilho não foi feita para ser fixada, então não existe espaço para a cabeça do parafuso.

O Fim de Curso serve para limitar o carro com as esferas. Não só para não cair, mas para garantir que fique sempre na região central.
Aqui dá para ver o furo escariado e como o carrinho das esferas passa bem próximo.
A montagem Bloco Superior precisa de espaçadores (2x arruelas M4), senão quando der aperto no parafuso o trilho fecha sobre as esferas.

Os furos de fixação dos blocos com a base são maiores que os parafusos, é assim que é feito o alinhamento horizontal dos trilhos (paralelismo). O alinhamento vertical (altura uniforme) foi difícil e seria necessário melhorar.

Bom... agora vem a parte do motor, está ficando cada vez mais interessante

Um comentário: