quinta-feira, 7 de abril de 2011

Conjunto Trator da Mesa X

Depois de um bom tempo trabalhando sem mostrar o que fazia, aqui está o Conjunto Trator do eixo X. Todas as peças são de MDF (podendo ser feitas na Laser) mas o projeto visa a substituição de todas essas peças por outras feitas na RepRap depois de tudo pronto.

O movimento da mesa é feito por uma barra roscada de 1/4" e porcas comuns, compráveis em lojas de parafuso. O acoplamento é mangueira de combustível de 5mm reforçada e abraçadeiras, disponíveis em lojas de auto-peças.

NOVO: existem duas melhorias, veja no final desta postagem

  • Visão do Conjunto
aqui dá para ver o suporte do motor, o carro com suporte da porca e o apoio da ponta da barra roscada.

  • Suporte do Motor
O Motor de passo - Stepper - vai preso a uma placa de MDF que por sua vez é preso à base por duas contoneiras. Com furos maiores que os parafusos, fica fácil fazer o ajuste da posição do motor, tanto lateral quando verticalmente.

As contoneiras têm um pequeno reforço lateral para aumentar a rigidez.
Há um recorte na base para o Motor, isso permite diminuir a altura do equipamento. Foi fechado para evitar a entrada de objetos estranhos no compartimento da eletrônica.

O acoplamento com a Barra Roscada é feito com mangueira de combustível de 5mm (indicação do Jorge) que tem uma lona interna e não resseca.
Tudo com um perfil baixo para aproveitar bem o espaço.

  • Porca seguidora
Para evitar folga na Mesa, a Barra Roscada é acoplada ao carro por duas porcas. Entre elas é colocado um pequeno anel de espuma de neoprene (guarnição automotiva).
 Ao serem montadas, as porcas se acomodam sobre a rosca devido à ação do espaçador flexível, cada uma para um lado e portando compensando a folga entre cada porca e a barra Roscada.

As duas porcas são prensadas na posição em que se encontram e não saem mais dessa posição. Isso efetivamente elimina a folga sem aumentar o atrito (mais um truque do que aprendi com Mestre Jorge).

NOVO: Veja a versão atual em Dispositivo Anti-Folga melhorado.
Tudo fica bem justo, rente à base mas sem tocar...
Fixado na Mesa, tudo bem firme.

Observe a massa que foi colocada nos furos onde estão as porcas embutidas. Aguarde uma postagem sobre esse trabalho...
A fixação do carro na mesa permite acesso à fixação das porcas. Após o desgaste natural, basta afrouxar os parafusos para reacomodar as porcas e eliminar a folga novamente.

Na verdade, essa janela não era necessária porque ficou muito fácil remover a Mesa e ter acesso à parte interna.

  • Suporte da ponta
O ponta da Barra Rocada é apenas presa por um furo guia para evitar que se movimente e crie problemas. Como tem que estar alinhada, o mesmo esquema de fixação por cantoneiras reforçadas é usado, como no motor.

O espaço interno é necessário para passagem do carro acoplado à mesa. Por isso ficou tudo um pouco apertado entre os trilhos...

Na extremidade coloquei uma porca auto-travante para poder movimentar a Mesa usanto uma parafusadeira.
  • Consirerações
O funcionamento do conjunto ficou muito bom. A mesa corre bem solta e há pouco atrito.

Acabei de receber um driver LiniStepper e fiz uma experiência rápida, com tensão e corrente mais baixa que o normal. A velocidade do deslocamento já ficou bem razoável.

Seria melhor afastar mais as guias. Avaliando o resultado ficou claro que mais afastado gera maior rigidez, além de proporcionar o espaço que faltou na parte interna.

Ainda faltam: sensores de fim de curso com dois micro-switch (importante para o software da RepRap) e guia dos cabos para a mesa aquecida.

Agora vou me dedicar à eletronica, tudo deve ficar dentro da gaveta!!!

NOVOS: existem três melhorias que foram feitas:
Dispositivo Anti-Folga melhorado
Rolamento de Apoio - Eliminando Folgas
Anti-folga auto-ajustante - Porca cortada 

5 comentários:

  1. Alain, ficou bom demais. Com certeza montarei a minha baseada na sua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou fazendo mais um complemento.

      Como ainda estava com um pequena folga na faixa de 0,2mm estou fazendo um Rolamento de Apoio para a ponta da barra roscada.

      Aguarde, será o próximo post...

      Excluir
  2. parabem excelente
    eu to fazendo uma tbm
    http://www.youtube.com/watch?v=eqhnd3cto1Q
    http://www.youtube.com/watch?v=8BqG28Lg1X8

    ResponderExcluir
  3. Alain, gostei da sua montagem e se vc puder me dizer aonde comprou a mangueira com lona interna agradeço, comprei hoje mas sem lona interna.

    ResponderExcluir
  4. Como faz o ajuste no programa em a essa mudança de correia por barra roscada? Pois vai alteras o numero de passos em relação a distancia percorrida.

    ResponderExcluir