domingo, 24 de abril de 2011

Feriadão produtivo

Em vez de viajar, resolvi ficar e trabalhar na minha RepRap. Nada como alguns dias sossegado para conseguir resultados, vamos lá...

  • Suporte do Pórtico
 Já tinha mostrado uma versão de isopor, pois bem, a fadinha do RepRap passou aqui e transformou em MDF!

Segundo a sugestão do Viola, fiz a fixação pela lateral e por fora para simplificar e não embutido como tinha pensado originalmente.
A estrutura é toda feita com o mesmo MDF de 9mm, para facilitar a fabricação a Laser. Com estrutura tipo caixa em todas as peças ficou realmente bem rígido.

  • Nova Eletrônica
(click para ampliar)
A gaveta para a eletrônica tem se revelado realmente muito prática! Instalei o driver da GLB, o que proporcionou maior velocidade que com o Linistepper, algo como 8kHz, dá para movimentar os 30cm da mesa em 7 segundos, são 40mm/s.

Porém existe alguma vibração em velocidades extremamente baixas. Usando ½ passo a vibração desaparece mas a veliciade cai...


Fiz uma pequena placa com o circuito do JoyStick analógico. Incluindo comutação direto/manual e sensores de margem.

Isso facilita muito desenvolvimento e teste da mecânica e dos drivers porque fica fácil movimentar em qualquer velocidade.

Nada como uma Laminadora dupla-face!

  • Detalhes
 Este é o guia para os cabos da mesa aquecida. fica encaixado logo abaixo da mesa.
Dois bloquinhos mantém as pontas do flat pressionados, isso garante que ele se mantem no lugar acompanhando a guia de PVC.
Odeio fios embaralhados!!

Na traseira tem uma extensão USB que vai até o interior da gaveta.

 Como destina-se primariamente a uma RepRap, deveria ser a única conexão. No caso de usar o EMC2 ainda terei que resolver, mas talvez não seja possível tantas voltas.
Sensor de Fim de Curso. Tem gente que não gosta, mas o software da RepRap gosta, então é importante.

Acho que um micro-switch é a coisa mais simples e mais prática, além de que o bloco onde está fixado serve de limitador também.

Eu pessoalmente gosto dos sensores de limites, e já deu para perceber que o motor tem força suficiente para arrancar o acoplamento se acionado até o fim em velocidade.


  • Melhoria no Acoplamento do Motor

Não estava conseguindo fazer um bom acoplamento entre o Motor e a Barra Roscada. O motor tem 5mm, a mangueira de borracha (de combustível) tem 5mm nominal, e a barra roscada tem 6,4mm (1/4"). A rosca entra forçando (rosqueando) e mesmo após muitas tentativas não consegui alinhar.

Então o negócio é mudar o encaixe da rosca, mas mantendo a filosofia de fazer só coisas que não demandem ferramentas especiais. Usei uma lima, um rolamento de skate e uma furadeira:

Primeiro fixei o rolamento à barra. É mais difícil que parece porque não são do mesmo diâmetro! Usei 3 camadas de papelão bem apertadas sobre a rosca, após algumas tentativas achei a maneira certa de fazer...

Antes de continuar, verifique se está bem centralizado. Fixe a outra ponta da rosca na furadeira e segurando o rolamento apoiado sobre a mesa, verifique se está bem centralizado. Quando conseguir o alinhamento, aperte bem.
Agora o rolamento está preso na morsa, entre duas madeiras para não estragá-lo, e a furadeira apoiada na mesa.

Usando a furadeira em uma rotação que não produza muita vibração, ficou fácil limar a ponta (15mm) da rosca até alcançar um diâmetro pouca acima de 5mm.

Depois de montado já ficou muito bom, agora é possível fazer o ajuste e ficou realmente muito melhor.
 Veja na foto do Fim de Curso acima a ponta da rosca entrando na borracha

Novo: esta foto deve dar uma idéia melhor da montagem para limar a Barra Roscada.

A barra tem que ficar presa no mandril com o mínimo de vibração.

Agora quem quiser ver ao vivo e a cores (mesmo que tenham falado mal do meu azul claro...) só no sábado que vem no Medino! Espero vê-los todos lá...

4 comentários:

  1. Ficou otimo Alain. Esta fazendo muito bem, quando estiver tudo montado acredito que não tera muitos ajustes a serem feitos.

    Aonde acho o circuito para o joystic analogico ?

    ResponderExcluir
  2. Isso foi idéia minha :)

    Vou publicar o esquema, só estou esperando amadurecer a idéia com um pouco de uso.
    Só metade da placa é o gerador de pulsos, depois vêm uma série de inversores com jumps para poder usar em vários drivers, um comutador direto/manual e um circuito de fim de curso, e muitos filtros para evitar pegar ruído dos steppers.
    Tem também saída dos sinais de margem filtrados para usar com a RepRap que é muito sensível a ruídos.

    Talvez de pois da idéia bem consolidada seja interessante fazer tudo com um PIC ou Arduino, mas precisa de muitos pinos...

    ResponderExcluir
  3. pessoal me interesei nesse projeto
    queria realizar ele so q como começo queria um pdf com as medida das bora das chapa add eu ai depois please vinicius.barbosa.1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. AHan,
    finalmente postei o Blog da montagem completa, incluindo os desenhos. Veja se dá para começar, podemos trocar idéias pela lista http://groups.google.com/group/reprapbr

    ResponderExcluir