quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Controlador da Extruder

A última placa que faltava... não só tem o driver para o motor de passo da extruder, como também tem várias outras saídas e entradas. Tem uma série de acessórios que vi implementados e gostaria de testar:

  • Driver do Stepper da Extruder, usando o mesmo circuito do Driver GLB, ficou mais fácil porque eles fornecem o chip avulso.
  • Saídas para vários coolers, um que liga junto com o enable do motor, e dois outros: um para esfriar o bico e outro para esfriar a mesa ao final da impressão
  • sensor de altura da mesa, como o o Z-probe do Nophead, mas com solenóide para acionamento automático
  • Saída para acionador de uma Spindle/Dremmel (para usar como CNC) com sensor de altura da ferramenta.
  • Saída Relê para acionar a fonte de alimentação.

Esta placa faz parte do protótipo de uma placa que pretendo fazer (espero que com ajuda...). Então tem alguns circuitos extra e provavelmente vão faltar coisas...

Esta configuração é especial para usar em uma CNC já existente. A idéia é construir uma placa única que acione o Extruder diretamente e tenha as saídas para a CNC exatamente como uma Paralela de PC, compatível com TurboCNC/Mach3/EMC2...


No meio da placa está o chip Toshiba TB6560AHQ, o dissipador é maior que o necessário mas não tem como fazer um menor...

O Flat Cinza vem direto do ArduinoMega rodando Marlin.
O Flat Colorido vai direto até o Extruder.
Os fios são duplicados, mesmo assim acrescentou 0,5 Ohms por bobina. Como o driver é mais flexível, se necessário posso alimentar com 24 Volts.

Esquema recortado só do driver (clique para ampliar).

O chip TB6560AHQ já faz tudo, os detalhes eu copiei direto do driver da GLB, até nomeei os jumpers pelas chavinhas da placa para facilitar.
(o "decay" está fixo em "fast", o que é bom para 1/2 passo)

O resto do circuito não tem nada digno de nota, apenas um ULN2004 para as saídas e filtros para as entradas como eu sempre uso. Quem quiser ver, aqui está o esquema completo em pdf.

Hesitei muito tempo resolvendo se deveria usar o driver L298/L297, como esses chips têm maior disponibilidade no nosso mercado. Ainda farei uma versão da placa com eles para testes.



O melhor é que agora que a máquina está completa, ela já imprime!!!

Mas ainda há muito trabalho com o Firmware...
* Configuração das rampas de aceleração
* Bug no look-ahead (desliguei)
* Dá para ouvir alguns steps extra no final dos movimentos, isso está gerando uma parada extra

5 comentários:

  1. Alain estou passando estes esquemas para o kicad, você tem alguma recomendação, do tipo, não passe estsas trilhas por aqui e etc... ?

    ResponderExcluir
  2. oi tudo bem?

    onde posso comprar filamento de ABS ??
    existe outro material utilizado mais facil de achar no Brasil??

    abç e obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre para a nossa lista RepRap BR, estamos organizando estas informações.
      http://groups.google.com/group/reprapbr?hl=pt-BR

      Excluir
  3. Olha muito legal o que fez
    usou o mach 3 como softwer?
    como faso para usar o Mach 3 para imprimir em 3D

    obrigado
    Lino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para impressão 3D existem softwares próprios. Há várias sutilezas nos algoritmos próprias para impressão 3D que o Mach3 não tem, por exemplo o controle do avanço do extruder durante a aceleração.

      Eu uso e recomendo: Slic3r + RepetierHost + Repetier firmware.

      Existem algumas pessoas que preferem o Mach3 para impressão 3D, mas os desenvolvedores de software próprios para impressão 3D estiveram muito ativos durante estes últimos anos e o resultado é excelente. Do ponto de vista tecnico, nada, mas absolutamente nada, justifica o uso do Mach3.

      Excluir