terça-feira, 29 de maio de 2012

Refrigeração para os motores

Eu passei a maior parte destes últimos 2 meses debugando o Firmware do Repetier (farei outro post sobre isso). Mas mesmo depois de tudo certo, ainda não conseguia fazer impressões longas sem ter problemas com perda de passos. Resfriar os motores é o que resolveu o problema, aqui está a minha solução.

Este é o meu primeiro projeto feito desde o desenho no CAD (OpenSCAD) até a montagem da peça e foi muito gratificante. Eu usei o OpenSCAD porque foi mais fácil aprender, nada de mais...

Os motores que antes estavam quase a 70°C agora estão a 41°C, apenas 16° acima do ambiente!!!

Meus motores esquentam mais que os de uma RepRap. Eles trabalham como em uma CNC, com velocidade de 45mm/s, freqüência de 14kHz, 33 Volts (13x o nominal), isso com um driver chinês com chopper. Esse conjunto produz muito mais perdas e portanto maior aquecimento.


Este é o do Eixo Y, fica atrás da impressora, embaixo do pórtico.

Como eu não tem espaço em cima e pouco na lateral, o cooler de 40x40x10mm ficou atrás. Tem apenas 12mm entre o cooler o o fundo do motor, e duas abas formando parte de uma caixa guiam o ar pelas duas laterais do motor.

A fixação em baixo é apenas com dois parafusos, mas como a peça encaixa bem na mesa, ficou bem rígida. O parafuso está direto na madeira, tive que usar um M3 para conseguir esse comprimento.

Se eu fizesse de novo, usaria paredes mais grossas.
O cooler do motor do Eixo X fica em cima do pórtico onde tem mais espaço livre.

A fixação também ficou mais simples. Por dentro das abas tem um parafuso AutoAtarrachante preso direto na placa do pórtico.
Este é o suporte do cooler do Eixo X antes de montar.

É interessante como fica bem claro que ainda penso como se estivesse usando placas ou chapas! Com o tempo tenho que aprender a pensar em 3D

Atendendo a pedidos: aqui estão os arquivos do OpenSCAD. Não estão muito arrumados, foram feitos apressadamente enquanto eu também aprendia...

5 comentários:

  1. Muito bom essa peça para resfriar o motor.

    ResponderExcluir
  2. Demais Alain! Publica o .scad aqui no blog, acho que todo mundo vai gostar de tê-lo disponível.

    Em tempo, o que é esse fundo azul nas fotos (muito bem feitas por sinal)?

    ResponderExcluir
  3. Você já tinha me falado deles, mas só agora vi as fotos, as peças ficaram muito boas.

    ResponderExcluir