terça-feira, 29 de maio de 2012

Refrigeração para os motores

Eu passei a maior parte destes últimos 2 meses debugando o Firmware do Repetier (farei outro post sobre isso). Mas mesmo depois de tudo certo, ainda não conseguia fazer impressões longas sem ter problemas com perda de passos. Resfriar os motores é o que resolveu o problema, aqui está a minha solução.

Este é o meu primeiro projeto feito desde o desenho no CAD (OpenSCAD) até a montagem da peça e foi muito gratificante. Eu usei o OpenSCAD porque foi mais fácil aprender, nada de mais...

Os motores que antes estavam quase a 70°C agora estão a 41°C, apenas 16° acima do ambiente!!!

Meus motores esquentam mais que os de uma RepRap. Eles trabalham como em uma CNC, com velocidade de 45mm/s, freqüência de 14kHz, 33 Volts (13x o nominal), isso com um driver chinês com chopper. Esse conjunto produz muito mais perdas e portanto maior aquecimento.


Este é o do Eixo Y, fica atrás da impressora, embaixo do pórtico.

Como eu não tem espaço em cima e pouco na lateral, o cooler de 40x40x10mm ficou atrás. Tem apenas 12mm entre o cooler o o fundo do motor, e duas abas formando parte de uma caixa guiam o ar pelas duas laterais do motor.

A fixação em baixo é apenas com dois parafusos, mas como a peça encaixa bem na mesa, ficou bem rígida. O parafuso está direto na madeira, tive que usar um M3 para conseguir esse comprimento.

Se eu fizesse de novo, usaria paredes mais grossas.
O cooler do motor do Eixo X fica em cima do pórtico onde tem mais espaço livre.

A fixação também ficou mais simples. Por dentro das abas tem um parafuso AutoAtarrachante preso direto na placa do pórtico.
Este é o suporte do cooler do Eixo X antes de montar.

É interessante como fica bem claro que ainda penso como se estivesse usando placas ou chapas! Com o tempo tenho que aprender a pensar em 3D

Atendendo a pedidos: aqui estão os arquivos do OpenSCAD. Não estão muito arrumados, foram feitos apressadamente enquanto eu também aprendia...

5 comentários:

  1. Muito bom essa peça para resfriar o motor.

    ResponderExcluir
  2. Demais Alain! Publica o .scad aqui no blog, acho que todo mundo vai gostar de tê-lo disponível.

    Em tempo, o que é esse fundo azul nas fotos (muito bem feitas por sinal)?

    ResponderExcluir
  3. Você já tinha me falado deles, mas só agora vi as fotos, as peças ficaram muito boas.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir