terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Damper - Rattler: silencioso

A última coisa que podemos querer é uma Cascavel (Rattler em inglês) que não faça barulho...
Mas para uma impressora é o oposto!

Já fiz duas postagens sobre esse assunto aqui e aqui.

A primeira versão eu fiz manualmente com furadeira e uma placa de polietileno.

Funcionou perfeitamente. Sem ele os motores ficavam loucos e chegavam até a andar para trás, vejam aqui: video sem rattler e video com rattler.
Depois eu descobri que também funciona bem com menos esferas!!!

Experimentei com quatro e depois com duas esferas. Funcionou muito bem e diminuiu a inércia, deu para aumentar a aceleração do motor com considerável aumento na velocidade média de impressão.


Mas ainda tinha o problema do BARULHO...

Consegui manta de borracha de 1mm e revesti internamente os furos, mantendo a mesma folga das esferas.

As peças agora foram impressas já com um lábio para segurar as esferas e tampa com fixação do conjunto centralizado.

Este é o conjunto montado no lugar (eixo Y).

A peça ficou lisa com parafusos de cabeça chata e a porca do outro lado tem um encaixe sextavado para facilitar a fixação no lugar...

Fiz o suporte com 6 cavidades para ter a opção de montar com 3 esferas mas não foi necessário.

Resultado: SILÊNCIO, agora posso imprimir à noite sem incomodar os vizinhos!

Eu usei um aplicativo do Android para medir o nível de ruído. Não deve ser muito preciso, mas acredito que medidas relativas funcionem. O resultado foi uma redução de 12dB.

Eu acho que a frexão da borracha aumentou a absorção de energia, isso é uma técnica já usada em outras áreas.

Agora quando a impressora funciona, ela faz um leve ruído de impactos na borracha. Parece ser um comportamento razoável neste caso.
Também agora ouvem-se vários outros ruídos de outras origens e não há mais uma fonte principal única de ruído.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Suporte do Carretel

Perdi muitas impressões por causa do filamento ficar preso em algum lugar... então precisava de uma solução para esse problema.

Pelo porte da impressora, o melhor lugar para prender um suporte é logicamente atrás do pórtico. Eu já tinha conseguido algumas amostras de carretel com o Paulo e com o Anderson para fazer algo que seja mais útil.


Consegui comprar uma Flange de ferro e um cano de água também de ferro, isso foi uma maneira bem prática de conseguir um suporte firme e com pequeno diâmetro.

Há uma tampa rosqueada na ponta para evitar a queda do carretel.


O cano de água precisou de uma rosca para encaixar na Flange, a própria loja da materiais de construção pôde fazer isso (e cobrar extra, claro)

A peça da direita é apenas um calço que impede o carretel de entrar por baixo da aba superior e ficar enroscado. Na ponta do cano eu inseri uma "rolha" presa com dois pequenos parafusos e uma porca encaixada no centro. A peça da esquerda tem o parafuso bem fixado e se prende na porca dentro da "rolha". Ficou bastante prático de colocar e retirar para trocar o carretel.




Este é um Carretel Grande montado.

Ganhei o carretel e re-enrolei com 5lbs de filamento da 3dink.


Este é um Carretel chinês que comprei do Paulo Fernandes, é o mais largo de todos que encontrei.

Este é o Guia para o filamento no topo da impressora. Ele fica um pouco mais alto que a máxima posição do eixo Z.

A parte superior é um encaixe para o tubo de PTFE que guia o filamento até o Extruder.

Está posicionado para facilitar a saída do filamento do carretel.

O tubo de PTFE está preso no suporte superior e alivia o esforço no filamento para o Extruder.

Isto é importante porque se o filamento estiver um pouco mais duro, não pode haver esforço nos movimentos X e Y. Caso isto ocorra haverá uma deformação da peça.




O resultado ainda não é perfeito, o guia de PTFE cria um angulo na ponta encostada no Extruder que me incomoda. Estou pensando em fazer um acessório para o Extruder AJGW que permita o encaixe do do tubo.

MAS AGORA as impressões estão saindo bem mais uniformes.
:)

Novas Fontes de Alimentação

Andei trabalhando bastante na minha MesaXYZ ultimamente. Resolvi interromper por pouco tempo o que estava fazendo na nova Tantillus para poder ter uma máquina confiável para usar.

Minha máquina andou travando, uma das vezes eu pude ver que a fonte desligou e religou rapidamente, claro que estragando a impressão. Ficou claro que o problema era sobrecarga e isso não é tão difícil de resolver.


Comprei uma fonte extra, servindo apenas para alimentar o bico aquecido e o motor do Extruder. Com isto a fonte que já existia fica menos carregada e não travou mais.

Como não havia mais espaço na gaveta, coloquei na parte traseira do pórtico. quando instalei e levei ao encontro na casa do Anderson, a instalação estava com mau contato, mas depois ganhei um flat cable do Alexandre Souza e consegui melhorar a instalação.


Mas os meus motores dos X,Y e Z não trabalham com 12V...
No começo do projeto eu estava usando apenas 24V, depois descobri que podia usar 36V com resultados bem melhores.

Essa fonte foi encontrada no eBay, mas ela não aquentou os capacitores de 3x3.300uF que existem no Driver Chinês que estou usando. Na foto dá para ver um protoboard com um circuito de "soft-start" que precisei implementar, fora isso precisei alterar a alimentação de "start-up" e gastei muito tempo nisso, felizmente agora está funcionando bem.



Apenas como curiosidade, aqui está uma foto da minha bacada quando terminei de arrumar a fonte de 36 Volts.

Estarei melhor instalado em breve na Masmorra


NOVO: Já que o Jorge ficou curioso sobre a alteração que eu fiz na fonte, resolvi acrescentar aqui mesmo a explicação, pode ser útil para mais alguém.

A fonte usa o chip UC3842A (muito bom para fontes de 50W) e eu implementei exatamente o circuito se soft-start que está no Manual da OnSEMI, o que funcionou como esperado.
Porém essa fonte é do tipo que carrega um capacitor que vai alimentar o chip durante a partida da fonte, depois tem um enrolamento que alimenta o chip.

O tempo de carga dos capacitores de saída era maior que a duração da carga desse capacitor, então ela desligava antes de conseguir atingir a tensão na saída e portanto também no enrolamento auxiliar começar a alimentar o chip.

Eu aumentei o capacitor de Startup de 47uF para 220uF e funcionou, mas aí tive que diminuir o resistor de carga de 100k 2w para 3x12k 2W em série para ter um tempo de partida mais razoável, se bem que ainda longo (acima de 3 segundos)