terça-feira, 10 de maio de 2011

Nem tudo dá certo: Acoplamento rígido

Apesar dos Mestres (Jorge e Fábio) não recomendarem, eu tinha que experimentar. Não por acaso, não funcionou... Mas achei interessante postar a experiência para que outros aprendam com os meus erros.

O problema que eu procurava resolver é o desalinhamento transversal da barra roscada. Isso gera vibração em velocidade alta. O problema parece ser causado pelo acoplamento com tubo de borracha, não é possível manter o alinhamento, parece que ao apertar as abraçadeiras os eixos desalinham.

A solução seria um tubo de latão, e agora que já tenho os coxins, deveria ser possível implementar isso.

Ficou muito elegante, o alinhamento transversal ficou muito bom, mas existe um pequeno ângulo entre os dois eixos.

Eu reduzi o diâmetro da barra roscada para 5mm, igual ao eixo do motor, com a intenção de facilitar e melhorar o alinhamento. Veja no final deste post.

Com os parafusos que seguram o motor, soltos fica bom, mas se apertar, trava tudo! Ou seja, fica duro e não se conseguem rotações razoáveis.


Consegui fazer um mini vídeo interessante que mostra como é essa vibração, veja bem o movimento no coxim que está solto:




Agora basta voltar ao acoplamento elástico anterior, mas ainda existem alguns truques a experimentar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário