domingo, 29 de maio de 2011

Versão final do suporte do Motor + Rattler

Finalmente consegui mexer na minha mesa, estava com saudades...

Hoje foi o dia de "passar a limpo", eu refiz os suportes do motor que estavam inadequados desde que incorporei o coxim do motor... Também coloquei o Rattler definitivamente em uma posição bem mais adequada.

Também mudei o material, estou usando PVC em placas. O material é muito bom  de trabalhar, corta fácil, lima fácil e colando com "bonder preta" não solta nunca mais. Só tem uma coisa, CUIDADO: ao furar dá umas travadas que se não usar luva para segurar a peça pode se machucar...

A troca de material não compromete o projeto porque essas são todas peças que serão feitas de ABS em alguma RepRap (do amigo, claro...)


O suporte onde vai o motor continua de MDF para evitar problemas com um eventual aquecimento do motor, mas acho que isso não será problema. Agora o eixo do motor está alinhado com os coxins.

O acoplamento flexível agora está colado no eixo do motor e a braçadeira faz apenas uma leve pressão. Isso melhorou o alinhamento porque a braçadeira, por ser assimétrica, deformava muito a borracha. O outro lado continua normal, com a ponta da barra Roscada reduzida, mas a força de aperto da braçadeira é muito menor pois há muito mais atrito.

Detalhe do Suporte, foi redimensionado, os parafusos foram reposicionados para que o ajuste fique mais fácil pois há mais espaço para a ferramenta.
O Rattler é uma invenção fantástica. As esferas têm uma folga transversal correspondente a ½ passo, isso cria uma vibração randômica que elimina a ressonância de rotação muito baixa. Em rotações mais altas as esferas não se mexem mais.

O Rattler está bem perto do motor para diminuir as vibrações.

Interessante notar que não aumenta muito o ruído! apenas em rotação muito baixa que dá para ouvi-las.

Novo: Links aqui e aqui.


Agora o funcionamento do conjunto está bom!
está macio e inspira uma sensação de confiança. Era isso que estava faltando!

Então posso passar para a montagem dos eixos Z e Y. Serão aproximadamente as mesmas peças, mas é um grande quebra cabeça ter uma placa que ao mesmo tempo é parte do X e do Y...

Nenhum comentário:

Postar um comentário