domingo, 17 de fevereiro de 2013

Novas Fontes de Alimentação

Andei trabalhando bastante na minha MesaXYZ ultimamente. Resolvi interromper por pouco tempo o que estava fazendo na nova Tantillus para poder ter uma máquina confiável para usar.

Minha máquina andou travando, uma das vezes eu pude ver que a fonte desligou e religou rapidamente, claro que estragando a impressão. Ficou claro que o problema era sobrecarga e isso não é tão difícil de resolver.


Comprei uma fonte extra, servindo apenas para alimentar o bico aquecido e o motor do Extruder. Com isto a fonte que já existia fica menos carregada e não travou mais.

Como não havia mais espaço na gaveta, coloquei na parte traseira do pórtico. quando instalei e levei ao encontro na casa do Anderson, a instalação estava com mau contato, mas depois ganhei um flat cable do Alexandre Souza e consegui melhorar a instalação.


Mas os meus motores dos X,Y e Z não trabalham com 12V...
No começo do projeto eu estava usando apenas 24V, depois descobri que podia usar 36V com resultados bem melhores.

Essa fonte foi encontrada no eBay, mas ela não aquentou os capacitores de 3x3.300uF que existem no Driver Chinês que estou usando. Na foto dá para ver um protoboard com um circuito de "soft-start" que precisei implementar, fora isso precisei alterar a alimentação de "start-up" e gastei muito tempo nisso, felizmente agora está funcionando bem.



Apenas como curiosidade, aqui está uma foto da minha bacada quando terminei de arrumar a fonte de 36 Volts.

Estarei melhor instalado em breve na Masmorra


NOVO: Já que o Jorge ficou curioso sobre a alteração que eu fiz na fonte, resolvi acrescentar aqui mesmo a explicação, pode ser útil para mais alguém.

A fonte usa o chip UC3842A (muito bom para fontes de 50W) e eu implementei exatamente o circuito se soft-start que está no Manual da OnSEMI, o que funcionou como esperado.
Porém essa fonte é do tipo que carrega um capacitor que vai alimentar o chip durante a partida da fonte, depois tem um enrolamento que alimenta o chip.

O tempo de carga dos capacitores de saída era maior que a duração da carga desse capacitor, então ela desligava antes de conseguir atingir a tensão na saída e portanto também no enrolamento auxiliar começar a alimentar o chip.

Eu aumentei o capacitor de Startup de 47uF para 220uF e funcionou, mas aí tive que diminuir o resistor de carga de 100k 2w para 3x12k 2W em série para ter um tempo de partida mais razoável, se bem que ainda longo (acima de 3 segundos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário