domingo, 17 de fevereiro de 2013

Suporte do Carretel

Perdi muitas impressões por causa do filamento ficar preso em algum lugar... então precisava de uma solução para esse problema.

Pelo porte da impressora, o melhor lugar para prender um suporte é logicamente atrás do pórtico. Eu já tinha conseguido algumas amostras de carretel com o Paulo e com o Anderson para fazer algo que seja mais útil.


Consegui comprar uma Flange de ferro e um cano de água também de ferro, isso foi uma maneira bem prática de conseguir um suporte firme e com pequeno diâmetro.

Há uma tampa rosqueada na ponta para evitar a queda do carretel.


O cano de água precisou de uma rosca para encaixar na Flange, a própria loja da materiais de construção pôde fazer isso (e cobrar extra, claro)

A peça da direita é apenas um calço que impede o carretel de entrar por baixo da aba superior e ficar enroscado. Na ponta do cano eu inseri uma "rolha" presa com dois pequenos parafusos e uma porca encaixada no centro. A peça da esquerda tem o parafuso bem fixado e se prende na porca dentro da "rolha". Ficou bastante prático de colocar e retirar para trocar o carretel.




Este é um Carretel Grande montado.

Ganhei o carretel e re-enrolei com 5lbs de filamento da 3dink.


Este é um Carretel chinês que comprei do Paulo Fernandes, é o mais largo de todos que encontrei.

Este é o Guia para o filamento no topo da impressora. Ele fica um pouco mais alto que a máxima posição do eixo Z.

A parte superior é um encaixe para o tubo de PTFE que guia o filamento até o Extruder.

Está posicionado para facilitar a saída do filamento do carretel.

O tubo de PTFE está preso no suporte superior e alivia o esforço no filamento para o Extruder.

Isto é importante porque se o filamento estiver um pouco mais duro, não pode haver esforço nos movimentos X e Y. Caso isto ocorra haverá uma deformação da peça.




O resultado ainda não é perfeito, o guia de PTFE cria um angulo na ponta encostada no Extruder que me incomoda. Estou pensando em fazer um acessório para o Extruder AJGW que permita o encaixe do do tubo.

MAS AGORA as impressões estão saindo bem mais uniformes.
:)

Um comentário:

  1. sou estudante de eletromecanica a alguns meses resolvi construir uma maquina com 3 eixos bem simples utilizando sucatas de impressora pra escrever com uma caneta eu aprendi muito com vc e com outros colegas no mundo cnc ,eu ainda não terminei mas
    cara estou de queixo caído com a sua maquina , muita engenhosidade , parabéns ,quando eu termina vou fazer uma impressora 3D na unha como vc
    obrigado por compartilhar seus erros e acertos todo este material nao tem preço ...

    ResponderExcluir